Astrólogos contra o Golpe!
Uma análise sobre a proclamação da República no mapa de D. Pedro II, o Magnífico
OK, é sempre bom avisar: não sou monarquista. Não conheço nem acompanho ninguém da dinastia Orleans e Bragança, e nem pretendo.
Mas é fato de que Pedro II, o Magnífico, monarca com o 20o maior reinado da história, foi um grande imperador e um grande homem; minha admiração é genuína.
E também é fato que a proclamação da República foi, na definição mais estrita possível, um golpe de Estado. Podemos gostar ou não de viver em uma República, podemos achar que ser governado por um monarca ou imperador é antiquado, mas Marechal Deodoro (aliás monarquista e admirador do Imperador) não chegou à presidência nos braços do povo — depois do golpe e do período em que foi chefe do governo provisório, foi eleito pelo congresso por 129 votos.
Enfim.
Vale a pena investigar o que acontece no mapa dele quando foi deposto; eu já falei do mapa dele e de seu pai no meu curso de astrologia natal, se não me engano, e uma vez na minha página no Facebook, mas “Vale a pena ver de novo”.
Antes, uma olhada rápida no mapa natal.
Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, o primeiro governante do Brasil nascido no país, foi o sétimo filho de D. Pedro I e o primeiro filho homem a sobreviver à infância.
Nasceu no Rio de Janeiro, em 02 de dezembro de 1825, às 2:30 da manhã (hora média local).
O temperamento dele é melancólico, embora não muito pronunciado. Uma mentalidade prática (Lua em fase melancólica) mas ativa (Lua em signo de fogo, Mercúrio em signo de fogo) e boa concentração (ambos em aspecto próximo entre si e ao Ascendente).
O importante aqui: seria bom, uma vez que ele não é o primogênito, ver testemunhos de ascensão ao trono.
E existem: A Lua (regente da casa dez) está conjunta a Regulus e o Meio-Céu a Castor.
É bom lembrar que no começo do século XIX as estrelas estavam em posições diferentes, Spica não está conjunta ao Ascendente, nem Antares ao Sol, nem Zuben Elgenubi a Vênus.
Coisas que chamam a atenção: Urano e, por antiscion, o Sol e o Nodo Norte conjuntos à quatro (ou opostos à dez). Importância da terra natal, ou oposição à carreira? Bom, os dois.
Vênus, regente do Ascendente, por antiscion está na cúspide da cinco. Isto pode significar muitas coisas na vida de muitas pessoas — mas a cinco também é a oito da dez, a morte do emprego, e o seu único emprego morreu quando ele foi deposto.
Vamos ver agora esta morte (da coroa, não de D. Pedro). Vou ignorar as partes árabes (falo dela em textos anteriores) e estrelas fixas, para não deixar este e-mail muito grande).
Progressões para a época
O Ascendente e o Descendente não parecem estar fazendo muita coisa.
O Sol progredido, por outro lado, passa justamente pela Vênus natal (por antiscion), o que significa que ele está passeando pela cúspide da cinco.
Mercúrio passa por Urano e pelo antiscion do Nodo Norte progredidos.
A Fortuna passa por Marte progredido e pela conjunção Sol progredido - Vênus natal - cúspide da cinco natal mencionada acima.
A Lua, por antiscion, passa por Mercúrio natal e Ascendente progredido.
Não vou anotar nenhum aqui — fica como exercício para quem estiver disposto — mas há diversos testemunhos logo antes e logo depois deste ano. Foi uma época turbulenta.
Bom, é difícil não ler estes testemunhos de acordo com o evento que estamos investigando. Mas, abstraindo por um momento o que sabemos que aconteceu, temos:
Coisas associadas ao próprio corpo, casa, ou figura (Vênus e o Ascendente). Alguma coisa mercurial. Urano pode significar divisões, ou o que se chama por aí de “choque de realidade”. Alguma coisa marcial.
Mercúrio rege a nove e a doze, Marte a sete e a dois. Sabemos que aqui o que importa são os inimigos, ocultos (doze) e declarados (sete), mas numa análise real de um cliente, teríamos de olhar as duas possibilidades e eventos “mercuriais” e “marciais”.
OK. E a Revolução Solar?
A de 1889, claro, deve ter muitos testemunhos interessantes, mas a que estava em vigor na Proclamação ainda era a de 1888:
Bom, acho que Marte, regente da dez, prestes a sair da sua exaltação encerra este artigo. Obrigado e até a próxima.
Ok, vamos olhar mais um pouco. Por antiscion, o mesmo Marte está oposto a Netuno. Marte foi, é bom lembrar, enfatizado nas progressões, bem como Mercúrio, que rege a cinco.
O Sol está na cúspide da onze, oposto à cinco. Vênus (que rege a um no mapa natal e a quatro, a terra natal, na Revolução Solar), conjunta à Fortuna, está “presa” na casa doze. Por antiscion, está conjunta a Júpiter, que rege a onze e a dois… Isto pode se referir a algum outro evento do ano, talvez. Ou Júpiter regendo a onze, e o Sol na cúspide da casa, podem enfatizar, literalmente, que o resultado da carreira (Júpiter, a dois da dez) é, neste ano, casa doze (ele não foi de fato preso, foi deposto e exilado, mas ficou em poder de seus inimigos ocultos de qualquer modo).
Saturno, que rege a um, está por antiscion na cúspide da casa quatro — ou seja, oposto à dez.
Bom, e eu ainda nem comparei este mapa com o natal.
O Ascendente da Revolução Solar está na casa cinco natal (e, portanto, conjunto por antiscion a Vênus natal). A Lua da Revolução Solar, embora esteja longe o suficiente do Antiscion do Ascendente da RS, está próxima o suficiente da cúspide da cinco e de Vênus natais para estar conjunta, as enfatizando duplamente.
Mercúrio da Revolução Solar está conjunto à dois. Isto pode apontar para problemas financeiro, para outros eventos do ano, ou pode simplesmente estar ressaltando o próprio Mercúrio, regente da cinco.
Os Nodos natais estão sobre o eixo onze-cinco da Revolução Solar.
A conjunção Vênus/Fortuna/Anticion de Júpiter/cúspide da doze na RS cai na casa quatro natal — ou seja, oposta à casa dez natal.
Afirmei que não ia mencionar estrelas, mas quero abrir uma exceção, como testemunho final, da Lua conjunta ao prato sul da Balança, Zuben Elgenubi.
***
Agora, a Revolução Lunar.
Aqui temos um problema, uma revolução começa no dia 16. A proclamação do Golpe aconteceu no dia 15, mas D. Pedro estava em Petrópolis. Se me lembro bem, ele soube do acontecido no dia 16 e só percebeu o tamanho do evento mais tarde, quando foi comunicado de que havia sido exilado (acho que no dia 17).
Vamos dar uma olhada nos dois, procurando só as coisas mais óbvias.
Bom, na primeira, que começa em 18 de outubro, é possível ver alguns testemunhos congruentes.
Marte, regente da um, está na seis. Sim, é seu júbilo, mas também é uma casa restritiva. Está, por antiscion, no Ascendente.
Saturno, que rege a dez, acabou de melhorar, na verdade — sair de seu detrimento — mas entrou no signo mutável de Virgem e se opõe, por antiscion, ao Sol, que rege, é claro, a cinco.
Vênus, regente dos inimigos declarados, a casa sete, está prestes a “se elevar”, sair da própria queda e entrar no próprio domicílio.
Quando comparamos este mapa com o de nascimento, aquela conjunção Urano - Mercúrio, afligido pelo Sol, cai no Ascendente natal.
A Fortuna está na cúspide da onze na RL e na cinco natal.
Júpiter está conjunto, por antiscion, a Mercúrio natal. Ambos regem a doze, um neste mapa, o outro no natal.
Além disso, mapas com as cúspides “trocadas”, como este (cada casa é regida pelo signo oposto ao signo que a rege no mapa natal, com as posições mais ou menos parecidas) tendem a simbolizar épocas importantes, que tenham “reviravoltas”. Isto é muito geral e não substitui a análise do mapa, mas é um indício.
Agora, a Revolução seguinte.
Bom, ela começa com a Fortuna cravada no Meio-Céu, e ambos conjuntos à nove natal.
A Lua está em oposição a Vênus por antiscion.
Saturno está, por antiscion, na cúspide da oito. Ele não andou quase nada desde a lunação anterior, o que põe o Ascendente natal (como Urano, que também não andou nada) na casa dois.
Mercúrio, que rege a dez e a um, está por antiscion na casa seis. Está um pouco longe de Vênus natal, mas perto o suficiente do antiscion da casa cinco natal.
O Sol está na cúspide da 3 — o que pode enfatizar a nove, ele foi exilado neste período.
Júpiter, regente da quatro, está conjunto ao Nodo Sul e, por antiscion, conjunto à cúspide da quatro (e, portanto, oposto à dez da RL e à nove natal).
É um testemunho menor, mas a cúspide da cinco na Revolução Lunar é a cúspide da quatro do mapa natal (e, portanto, a cúspide da cinco na RL está conjunta a Urano natal).
****
E aí, qual é a Revolução Lunar correta?
Se vocês prestaram atenção, a pergunta não faz sentido. Houve eventos nas duas — mesmo ele não sabendo de alguns deles, certamente foram importantes.
A revolução lunar derivada — a revolução lunar, calculada a partir da revolução solar — poderia nos dar mais testemunhos, mas, sinceramente, acho que já temos muito mais que o suficiente.
Espero que tenham gostado, e bom feriado.
PS: SÓ PARA QUEM LEU ATÉ AQUI.
Eu devo fazer promoção na Black Friday. Mas 1) ainda não tive tempo de terminar um curso que quero lançar antes dela, e 2) eu gosto de quem lê meus textos até o final, lá vai uma “Black Friday particular” para os leitores.
Daqui até a sexta-feira, é só digitar o código TREVAS15 e ganhar 15% em todos os cursos no Gumroad (exceto um em inglês que custa menos de um dólar, porque o Gumroad não deixou).
Por favor, se querem avisar a alguém, não sejam estraga-prazeres, enviem a newsletter e mandem ler.
Um abraço.