Há quatro anos, eu resolvi abrir um grupo fechado, para falar sobre astrologia. Deixei o grupo no Telegram e no Facebook, porque algumas pessoas não tinham conta em um dos dois, e é bom ter backup das coisas.
O grupo começou para eu poder falar de astrologia natal com um grupo interessado, misturado com vídeos sobre o básico da astrologia: planetas, signos, casas, etc. Nestes anos, eu comecei a falar de outros assuntos (astrologia e cultura, astrologia e religião, astrologia horária, que virou o assunto mais comum, etc).
Quando o Telegram correu o risco de ser bloqueado no Brasil, procurei meios de salvar os vídeos que havia no grupo, e o Patreon me pareceu a solução mais simples e segura.
Durante um tempo, considerei o site apenas um bom backup, e uma oportunidade de pessoas que nunca participaram do grupo terem acesso a alguns dos vídeos.
Mas, por diversos motivos, mudei de ideia. Mais cedo ou mais tarde, o Patreon e o grupo vão se mesclar. Afinal, o Patreon oferece as opções que eu ofereço lá (vídeos/artigos, espaço para lives, e acesso a um grupo de discussão).
Quero fazer a transição de modo suave, vou primeiro falar com todos os membros do grupo, ver quem tem algum problema, etc. Mas é muito mais simples de controlar o grupo. É, ao mesmo tempo, mais privado — até onde sei, só eu consigo ver quem assina, a menos que a pessoa comente nas coisas — e mais fiscalizado — é mais difícil um fake se inscrever para tumultuar, etc.
E também é mais fácil de organizar os vídeos, o Patreon tem algo chamado “coleções”.
Estas são as que existem até agora:
Planetas: descrição dos simbolismos de todos os planetas, explicações das relações entre eles e seus domicílios, suas exaltações e suas triplicidades.
Signos: o que são, onde estão, e seu simbolismo: o simbolismo numérico, os elementos, os modos. Signos de ascensão curta e longa, diferença entre os zodíacos tropical e sideral, diferença entre signos e constelações, etc.
As Casas do Céu: onde estão no céu as casas mundanas, o que são; sua divisão, o simbolismo de cada casa.
Partes Árabes: o que são partes árabes. As sete partes árabes fundamentais da astrologia natal; um pouco sobre a Parte da Fortuna.
Temperamento/mentalidade/modos: vídeos sobre estes três pontos fundamentais da análise de um mapa natal.
O Mágico de Oz: uma série de vídeos curtos, falando da associação entre cada um dos personagens principais e um elemento. É curto, mas muita gente gosta desses vídeos. Faz um tempo em que penso em reler os primeiros livros, rever o filme, para falar um pouco da história em si. Mas isso fica para o futuro.
Astrologia e Cultura: Exatamente o que o título sugere. O que já está nesta coleção: “O Grito”, de Edvard Munch, “Moby Dick”, “Helena” do Machado — e um pouco do resto das obras dele, e do mapa dele, um pouco sobre os Lusíadas, um pouco sobre os quatro elementos em Empédocles… Mas com mais de 2 anos de lives semanais, e vídeos extras, tem muito material para entrar nesta coleção — provavelmente em algum momento ela será dividida.
Horárias: outra que, cedo ou tarde, terá de ser dividida, há muito material. Este era um assunto sobre o qual eu não queria falar no grupo, originalmente, mas a voz do povo é a voz de Deus.
Lives: algumas foram sem assunto; outras foram sobre assuntos que não caberiam nas outras coleções. Outras, como a única que já está incluída (sobre o mapa do Esse Lentíssimo ministro Alexandre de Moraes), foram muito divertidas - e levemente editadas.
Essas demoram um pouco mais para entrar, porque sempre precisam de edição. Mas tem, também muita coisa.
Padre Gabriele Amorth: uma análise do mapa do grande exorcista, incluindo análise de evento.
Johnny Cash: análise do mapa, incluindo análise de eventos. Esta coleção ainda está em progresso — estou postando a análise da morte do irmão; eu gravei análise sobre os casamentos e a morte dele, também, que virão em sequência.
Miscelânea: vídeos que não cabem em coleção nenhuma, ou alguns que, mesmo que caibam, também possam ter interesse fora do assunto.
Há muito mais coisas já gravadas: além de muitas lives, gravei análises de mapas de outras pessoas (eu tinha até esquecido que fiz uma série com o Fernando Henrique Cardoso, por exemplo), vídeos sobre assuntos específicos, etc.
Em breve, vou ver um modo de fazer um “tier” (uma “camada” ou “nível”) que inclua, além dos vídeos, lives.
Então, se você conseguiu passar por todos os links sem clicar em nenhum, tem uma última chance: Meu Patreon. Custa 25 reais por mês.
***
Eu preparei um texto sobre o ingresso do Sol em Áries deste ano, mas falta revisar. Então, não se surpreendam se até o fim de semana receberem outra newsletter.
Um abraço!