No fim do mês passado, escrevi um pouco sobre as partes árabes.
Quero dar mais uma olhada nelas.
Este é o mapa de Arnaldo Baptista, fundador da banda Os Mutantes, com seu irmão Sergio Dias e Rita Lee.
Este mapa tem muita coisa que vale a pena investigar, incluindo sua relação com outras pessoas em geral, com seu irmão em particular, nos nomes e temas das músicas, etc; mas eu queria falar apenas de algumas partes árabes que parecem ser importantes.
Um dia, talvez, eu faça uma análise mais aprofundada.
Quando a Lua e o Sol estão próximos um do outro, a Fortuna fica sempre perto do Ascendente, e as partes do Amor, da Necessidade e do Espírito também se ajuntam todas por ali. No entanto, se alguma estiver em conjunção ou oposição próximas a alguma coisa, ela deve ser importante.
É o caso, por exemplo, da própria parte da Fortuna, conjunta por antiscion a Vênus. Além dela, a parte da Necessidade, conjunta a Mercúrio.
A parte da Fortuna é a parte da Lua. É como se tivéssemos uma conjunção Lua-Vênus.
A parte da Necessidade é a parte de Mercúrio, então a conjunção é quase um “Super-Mercúrio”.
Essas duas duplas estão conjuntas uma à outra (e, para quem gosta desses objetos estranhos a meio-caminho entre estrelas e planetas, estão também unidas a Urano). Necessidade e Fortuna, claro, não estão conjuntas uma à outra em si, mas Mercúrio e Vênus as conectam.
E como está Mercúrio? Forte, no próprio signo, mas prestes a sair dele — aproveitando o pouco tempo mercurial que lhe resta, voltado para fazer coisas mercuriais em signo de ar o máximo que puder.
Supermercúrio em ar + “Lua” + Vênus em Gêmeos + Urano… Uma criatividade exagerada, exuberante, mais voltada para ser “inteligente"/comunicativa do que harmoniosa.
Essa “bomba mercurial” se reflete em algumas áreas. Mercúrio rege a a três (irmãos, rotina) e domina Marte, o regente da cinco — criatividade, prazeres — e da dez — carreira. É claro, ele também rege a doze, o auto-sabotamento.
Eu estou pensando que ele é Loki, bicho.
Saindo um pouquinho do assunto, é difícil não notar que além de Mercúrio e Vênus, Júpiter e Marte também estão em signos Mutantes. Digo, mutáveis.
***
Falando em Mutantes…
Este é o mapa da Rita Lee.
A parte da Fortuna de Arnaldo Baptista — sim, aquela que incrementa a “bomba de Mercúrio” está conjunta à casa cinco da Rita Lee. O que a põe em oposição a Mercúrio e ao Sol.
Não é a minha intenção fazer — neste post, ao menos — uma sinastria entre os dois. O assunto sugere a forma, então este post pode parecer um pouco confuso, sem um objetivo muito claro, mas provavelmente vai ser divertido.
De qualquer modo, é difícil não notar que o testemunho sugere ao mesmo tempo o efeito “turbinada na criatividade” que ele tinha sobre a arte dela, e os problemas de convivência. Especialmente porque o Sol de Rita (que estaria um pouco longe para estar oposto à Fortuna de Arnaldo se não houvesse Mercúrio perto dele) está quase exatamente oposto ao Descendente do mutante.
Mas há outras partes interessantes no mapa do Dias Baptista mais velho — e elas parecem estar enfatizadas no mapa de Rita.
A parte do Valor, associada a Marte, está conjunta à casa dez dele. Marte rege a própria dez e a cinco, enfatizando que a carreira está ligada a criatividade (ok, poderia ser prazeres, também, mas sabemos que não foi).
Por antiscion, esta parte está exatamente conjunta ao Descendente e a Marte… da Rita Lee.
A parte da Vitória — associada a Júpiter (no mapa dele, regente da seis e da nove, mas na dela, regente da dez e da um — ela e sua carreira) — de Arnaldo está, por antiscion, conjunta ao próprio Descendente e, por corpo, conjunto exatamente a Júpiter de Rita.
Bom, durante alguns anos, além de membros da mesma banda e parceiros artísticos, ela era o amor dele — e ele era o amor todinho dela.
****
Falando do mapa da Rita Lee, ela tem uma oposição bastante próxima entre a parte da Fortuna e a parte do Valor. Próxima, mas não exata. Por antiscion, esta oposição cai sobre o eixo Ascendente/Descendente (por isso o meu comentário acima sobre a oposição não ser “exata”. A parte do Valor está próxima o suficiente do Descendente, o que a põe em contato com Marte; o antiscion da Fortuna está um pouco longe demais).
Essa oposição por antiscion é próxima o suficiente da Lua, regente da casa cinco, para inseri-la nesta configuração interessante e, portanto, por esta confusão Ascendente-Fortuna/Valor-Descendente-Marte-Lua em assuntos de casa cinco, criatividade.
E, se vocês prestaram atenção, isso cai na conjunção parte de Marte/Meio-Céu do Arnaldo.
A parte da Necessidade de Rita está oposta, por antiscion, à conjunção Sol-Mercúrio (sobre a qual falei acima). A do Espírito, por antiscion, está oposta a Júpiter (idem).
A do Amor, por antiscion, está conjunta a Vênus, na cúspide da doze. Como é provável que alguém já tenha desconfiado, sim, isto bate em algo importante no mapa de Arnaldo Batista: sua casa cinco. A parte da Vitória da Rita está oposta por corpo a Vênus, porque o Céu parece não estar economizando testemunhos neste caso.
Parece loucura? Mais louco é quem me diz.
***
Por enquanto, é isso. Mas eu já adianto que veremos estes mapas de novo no futuro. Eu sou astrólogo, eu sei dessas coisas de futuro.
***
Uma palavra dos nossos patrocinadores.
Aguardem novidades.
***
Um abraço e até a próxima.